O
início do nosso envolvimento com projetos de canoas havaianas aconteceu em
abril de 2003 quando da tentativa de elaboração de uma carta de intenções entre
a Associação Brasileira de Outrigger na pessoa do atleta Ronald Zander
Williams e o Pólo Náutico da Universidade Federal do
Rio de Janeiro com total apoio do meu saudoso amigo Prof. Fernando Amorim cuja visão de futuro não era compreendida por muitos.
Naquela época iniciamos
conversações para que fosse organizado um grupo técnico para o desenvolvimento
de canoas do tipo OC-6 uma vez que um modelo já estava em fabricação pela Opium
sendo uma cópia de uma canoa OC-6 americana.
Canoas outriggers de competição possuem um projeto de casco adaptado ao
mar no qual navegam. Por esse motivo é que existem canoas muito parecidas porem
umas adaptadas ao mar do Havaí, outras ao mar do Taiti, Nova Zelândia,
Austrália e Califórnia. Todas navegam no mesmo Oceano Pacífico porem com as
suas particularidades locais de vento, correntes marinhas, amplitude e
comprimento de ondas.
Uma canoa projetada para o mar da
Havaí geralmente não consegue uma boa colocação nas competições no Taiti ou na
Califórnia, por exemplo.
Exatamente buscando uma solução
para a adaptação das canoas outriggers ao nosso mar é que surgiu essa
negociação.
Naquela época este projeto não
pode ser executado, pois o Pólo Náutico estava com uma extensa carteira de projetos
de outras embarcações, mas a semente estava plantada...
Ronaldo Fazanelli Migueis, D.Sc.
Engenheiro naval
Ronaldo Fazanelli Migueis, D.Sc.
Engenheiro naval
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