domingo, 29 de dezembro de 2013

TUDO COMEÇOU EM 2003...

O início do nosso envolvimento com projetos de canoas havaianas aconteceu em abril de 2003 quando da tentativa de elaboração de uma carta de intenções entre a Associação Brasileira de Outrigger na pessoa do atleta Ronald Zander Williams e o Pólo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro com total apoio do meu saudoso amigo Prof. Fernando Amorim cuja visão de futuro não era compreendida por muitos.

Naquela época iniciamos conversações para que fosse organizado um grupo técnico para o desenvolvimento de canoas do tipo OC-6 uma vez que um modelo já estava em fabricação pela Opium sendo uma cópia de uma canoa OC-6 americana.

Canoas outriggers de competição possuem um projeto de casco adaptado ao mar no qual navegam. Por esse motivo é que existem canoas muito parecidas porem umas adaptadas ao mar do Havaí, outras ao mar do Taiti, Nova Zelândia, Austrália e Califórnia. Todas navegam no mesmo Oceano Pacífico porem com as suas particularidades locais de vento, correntes marinhas, amplitude e comprimento de ondas.

Uma canoa projetada para o mar da Havaí geralmente não consegue uma boa colocação nas competições no Taiti ou na Califórnia, por exemplo.

Exatamente buscando uma solução para a adaptação das canoas outriggers ao nosso mar é que surgiu essa negociação.

Naquela época este projeto não pode ser executado, pois o Pólo Náutico estava com uma extensa carteira de projetos de outras embarcações, mas a semente estava plantada...

Ronaldo Fazanelli Migueis, D.Sc.
Engenheiro naval






Nenhum comentário:

Postar um comentário